Trabalhos Científicos – GeriatRio2019

31/10 a 02/11/2019 Trabalhos Científicos

Lista dos Trabalhos Premiados
Listas de Trabalhos Aprovados
REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
LEIA ATENTAMENTE AS REGRAS ANTES DE SUBMETER SEU TRABALHO
PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO: ATÉ 10 DE SETEMBRO
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: 30 DE SETEMBRO
SOBRE A SUBMISSÃO:

Os resumos deverão ser submetidos exclusivamente online, na área restrita do site do Congresso GERIAT RIO 2019. (www.geriatrio2019.com.br).

SOBRE AUTORES E CO-AUTORES:

O limite para cada trabalho é de 1 autor e até 3 coautores.

O autor que irá apresentar o trabalho deverá estar inscrito no evento e com a inscrição paga para que o módulo de submissão de trabalhos seja liberado.

Os pagamentos feitos com cartão de crédito têm liberação em 24 horas úteis.

Os pagamentos feitos através de boleto, depósito ou transferência bancária dependem de compensação e informação dos bancos. Nestas modalidades o pagamento deverá ser feito até 18/08/2019 para que haja tempo suficiente para compensação e baixa no sistema.

SOBRE A CONFIRMAÇÃO DA SUBMISSÃO

Após a submissão do trabalho o autor receberá a confirmação através do e-mail de contato informado na inscrição. Esta mensagem de confirmação é a garantia que o trabalho foi enviado corretamente. Caso não receba o e-mail com a confirmação de submissão o autor deverá entrar em contato com a secretaria executiva do evento antes do prazo final de submissão.

SOBRE A DIVUGAÇÃO DO RESULTADO

O status de aceitação do trabalho será disponibilizado na área restrita do autor que submeteu o trabalho.

Os trabalhos aprovados serão enquadrados em uma das modalidades: apresentação oral ou pôster.

SOBRE O FORMATO:

O resumo deverá ser original, contendo, no máximo, 3500 caracteres (incluindo espaços, porém não estão incluídos o título, autores e instituições).

A redação dos textos deverá ser dividida nos seguintes itens: Introdução e Objetivos; Materiais, Casuística e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões.

O idioma oficial do evento é o português; entretanto, serão também aceitos trabalhos em inglês e espanhol.

Não serão aceitos trabalhos de revisão de literatura.

Não há limite de resumos por autor e será aceito mais de um resumo baseado no mesmo trabalho de investigação, desde que aborde diferentes aspectos.

Serão aceitos relatos de caso, após análise da Comissão Julgadora, respeitando-se principalmente os critérios de pertinência, que incluem raridade do caso, pioneirismo do tratamento, inovação, resultado inusitado e embasamento em evidências científicas.

Ao cadastrar o trabalho, o autor deve assinalar a forma de apresentação pretendida: Oral ou Pôster. Uma vez que existe limite para o número de apresentações orais, caberá à Comissão Julgadora fazer a seleção. Os trabalhos que apresentarem melhor classificação serão selecionados para apresentação oral. Aqueles que não forem selecionados para apresentação oral migrarão automaticamente para a opção de apresentação através de pôster.

Modalidade APRESENTAÇÃO ORAL

As apresentações orais deverão ser realizadas, impreterivelmente, em dez minutos.

Modalidade PÔSTER

Dimensões: 120 cm (altura) x 90 cm (largura)
Material: confeccionado em lona e com corda para ser pendurado no local de exposição.

O pôster deverá ser afixado de acordo com dia e horário informados pela Comissão.

Ao cadastrar o trabalho, o autor deverá escolher um dos Eixos Temáticos abaixo:

  • Eixo 1: Prevenção e promoção de saúde em Geriatria e Gerontologia
    Epidemiologia
    Promoção em saúde
    Prevenção primária
    Envelhecimento ativo/saudável
  • Eixo 2: Doenças e síndromes geriátricas
    Epidemiologia

    Rastreamento
    Diagnóstico
    Intervenções farmacológicas e não farmacológicas para o tratamento de doenças
    Intervenções psicossociais
  • Eixo 3: Reabilitação e funcionalidade
    Arteterapia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Outros.
  • Eixo 4: Políticas públicas, Direito e Educação em Geriatria e Gerontologia
    Políticas públicas
    Projetos educacionais
    Temas relativos ao Direito, que incluem testamento vital, diretivas antecipadas de vontade e tomada de decisão apoiada
  • • Eixo 5: Tecnologia / Adaptação ambiental
    Gerontotecnologia
    Telemedicina
    Inclusão digital
    Tecnologia da informação
    Ambientes seguros
    Cidades seguras
    Design
  • Eixo 6: Modelos de cuidado
    Pesquisas em modelos integrados de cuidado – redes de atendimento – coordenação de cuidados.
  • Eixo 7: Projetos Inovadores
    Projetos de proposta pioneira e inovadora já testados na área do envelhecimento, com resultados de sucesso, e que possam ser apresentados como modelos inspiradores e motivadores.
SOBRE CERTIFICADOS E PREMIAÇÃO

Será emitido apenas um certificado online para cada trabalho aceito e apresentado. Nele constarão os nomes do autor e de todos os coautores.

Importante: os certificados não são enviados automaticamente para o e-mail do congressista. É preciso gerá-los, após o término do congresso, na área restrita do autor que submeteu o trabalho.

Os 10 trabalhos aprovados para a categoria oral concorrerão ao prêmio de melhor tema-livre do Congresso. Os 3 melhores trabalhos serão premiados com certificados especiais.

Observação: os melhores trabalhos submetidos no Eixo 7 (Projetos Inovadores), por sua relevância para o estímulo dos demais profissionais e da sociedade, receberão destaque especial e serão premiados separadamente, de acordo com critérios definidos pela Comissão Julgadora, uma vez que correspondem a iniciativas de trabalho e não projetos de pesquisa.


Simpósio Proposto

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE SIMPÓSIOS PROPOSTOS
LEIA ATENTAMENTE AS REGRAS ANTES DE SUBMETER SEU SIMPÓSIO
PRAZO FINAL PARA SUBMISSÃO: ATÉ 28 DE JULHO
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: 12 DE AGOSTO

A programação do GeriatRio contempla espaço para 2 simpósios propostos por associados da SBGG. Essas atividades destinam-se à discussão de assuntos que, preferencialmente, não tenham sido abordados pela comissão científica do congresso. Propostas que apresentem relação com o tema do congresso, “O envelhecimento hoje e amanhã: a sociedade em transformação”, serão benvindas. Também serão aceitas propostas relacionadas aos diferentes eixos teóricos explorados no congresso. Importante notar que o objetivo dos simpósios propostos é promover discussões avançadas; por essa razão, incentiva-se a participação de profissionais experientes nesses espaços.

Cada simpósio proposto terá 90 minutos de duração, preferencialmente divididos em 4 apresentações de 20 minutos, seguidas de 10 minutos de discussão. No entanto, o organizador pode propor uma divisão diferente do tempo total do simpósio. O proponente do simpósio deverá organizá-lo e moderá-lo, podendo atuar também como palestrante.

SOBRE A SUBMISSÃO:

Os simpósios deverão ser submetidos exclusivamente por meio de envio de arquivo em formato PDF para o endereço sbggrj@sbggrj.org.br. O título do e-mail deve ser “proposta de simpósio para o GeriatRio 2019”. Propostas enviadas após 28/07/19 não serão aceitas.

SOBRE PARTICIPAÇÃO EM SIMPÓSIO PROPOSTO:

Todos os participantes do simpósio (moderador e palestrantes) deverão estar inscritos no congresso e com a inscrição paga até 22 de agosto para que o simpósio seja confirmado e passe a constar na programação. Caso as inscrições não sejam confirmadas até a data informada, o simpósio será excluído do congresso. A organização do congresso não oferece incentivos de passagem ou hospedagem para os participantes dos simpósios propostos.

SOBRE A CONFIRMAÇÃO DA SUBMISSÃO:

Após a submissão do simpósio, o autor receberá uma confirmação por e-mail. Esta mensagem de confirmação é a garantia de que a proposta foi enviada corretamente. Caso não receba o e-mail com a confirmação de submissão em até 72h, o autor deverá entrar em contato com a secretaria da SBGG-RJ por e-mail ou telefone antes do prazo final de submissão.

SOBRE A DIVUGAÇÃO DO RESULTADO:

As propostas serão avaliadas pela comissão científica do GeriatRio por sua relevância e importância para o evento. Os 2 simpósios aprovados serão divulgados em 12 de agosto. Os proponentes serão informados por e-mail.

SOBRE O FORMATO:

Cada proposta de simpósio deve conter as seguintes informações:

  1. O título do simpósio proposto;
  2. Nome e afiliações do moderador e dos palestrantes, incluindo informações para contato e uma breve biografia de cada um. O proponente (moderador) do simpósio precisa, necessariamente, ser associado da SBGG com anuidade em dia; os demais participantes (palestrantes) não precisam seguir tal critério;
  3. Um resumo com no máximo 800 palavras, em que conste: apresentação, com justificativa e relevância do simpósio, bases teórico-metodológicas fundamentais, objetivos gerais e descrição de seu formato. O resumo deve explicar claramente por que o tema cabe como um simpósio proposto e de que maneira dialoga com o tema central do evento;
  4. Uma lista, se necessário, de qualquer recurso extra ou não-padronizado para a realização do simpósio.
SOBRE CERTIFICADOS:

Moderador e participantes terão direito a certificados. Não haverá premiação para simpósios propostos.

Os certificados não são enviados automaticamente por e-mail. É preciso gerá-los, após o término do congresso, na área restrita de cada participante.

Caso tenha dúvida sobre a submissão de simpósios propostos para o GeriatRio, entre em contato com a comissão científica por
e-mail (sbggrj@sbggrj.org.br)
ou telefone – (21) 2235-0038.